CIMTB 2025 confirma etapa de Araxá para o último final de semana de março
A etapa programada para ocorrer entre os dias 28 e 30 do
terceiro mês será a abertura da CIMTB no próximo ano.
A etapa de 2024 da CIMTB, em Araxá – Foto: Alemão Silva
Embora a atual temporada da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) ainda esteja para ser encerrada, com a realização da grande final em Congonhas, entre os dias 27 e 29 de setembro, a organização do principal evento de MTB da América Latina já inicia os trabalhos para o ano de 2025, com a definição do calendário de competições. A abertura acontecerá em Araxá, entre 28 e 30 de março, seguida de Poços de Caldas, de 6 a 8 de junho, de Nova Lima, entre 1º e 3 de agosto, e da decisão, outra vez em Congonhas, de 26 a 28 de setembro.
Assim como em 2024, a próxima temporada da Copa Internacional terá início já em março, no último fim de semana do mês. E será na 22ª edição da etapa de Araxá, a mais tradicional corrida de mountain bike latino-americano. A disputa, com XCO Classe HC (Hors Class) Elite, XCO HC Sub-23, XCC Classe 3 e XCO Junior, será no Grande Hotel Termas de Araxá. Essa definição altera a data de realização da CIMTB no município mineiro, já que neste ano a etapa foi promovida entre os dias 26 e 28 de abril.
Poços de Caldas se afirma no calendário da CIMTB, outra vez em junho, porém desta vez no começo do mês. O grande destaque da etapa do Sul de Minas será a presença da UCI Junior Series, que sempre atrai atletas do mundo inteiro para competir na Copa Internacional. Para as elites, o tradicional XCO Classe 1 e o XCC Classe 3. A competição segue no Parque do Cristo, lindo cartão postal da cidade, com uma estrutura única provida pela Citur, administradora do local.
Cerca de dois meses depois, chega a vez de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, no primeiro fim de semana de agosto. O Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses, terá a responsabilidade de receber a CIMTB pelo terceiro ano consecutivo, mostrando aos ciclistas do mundo inteiro que a Meca do Mountain Bike também tem o cenário perfeito para a competição. O XCO Classe 1 e o XCC Classe 3 para as elites serão mantidos, com a presença também do XCO Junior.
A grande decisão mais uma vez acontecerá em Congonhas, no Parque Ecológico da Cachoeira, no final do mês de setembro. É lá que os atletas participantes da CIMTB se acostumaram a fechar a temporada do mountain bike nacional, com a realização, outra vez, do XCO Classe 1 e XCC Classe 3 para as elites e o XCO Junior.
Calendário 2024 resumido:
#1 – Araxá (XCO HC Elite + XCO HC Sub-23 + XCC Classe 3 + XCO Junior) – 28 a 30 de março
#2 – Poços de Caldas (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + UCI Junior Series) – 6 a 8 de junho
#3 – Nova Lima (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + XCO Junior) – 1 a 3 de agosto
#4 – Congonhas (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + XCO Junior) – 26 a 28 de setembro